Apronet participa de workshop no BNDES sobre o FUST
A Apronet marcou presença no workshop realizado pelo BNDES, no Rio de Janeiro, para discutir a destinação e o aprimoramento do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST). A associação foi representada pelo presidente, Amilcar Lago, e pelo Diretor Executivo, Guilherme Schmitz. Além da Apronet, outras associações também participaram do encontro, reforçando a importância da atuação conjunta do setor.
O objetivo do workshop foi debater o uso atual do FUST, bem como apresentar propostas para ampliar o acesso de empresas, especialmente pequenos e médios provedores, aos recursos do fundo. Criado para promover a expansão e a universalização dos serviços de telecomunicações no Brasil, o FUST tem como função financiar projetos que ampliem a conectividade, principalmente em regiões onde há déficit de infraestrutura ou baixa atratividade comercial.
Durante a discussão, foram abordados os critérios vigentes para aplicação dos recursos, os desafios enfrentados pelos provedores na obtenção de financiamentos e as possibilidades de tornar o fundo mais acessível e efetivo para iniciativas que contribuam com a melhoria da conectividade em áreas urbanas e rurais. “O setor precisa de políticas que ampliem o acesso aos recursos do fundo, especialmente para os pequenos e médios provedores, que são fundamentais para a expansão da internet no Brasil. Saímos confiantes de que nossas propostas serão consideradas e de que esse diálogo contínuo fortalecerá ainda mais o desenvolvimento do setor.” Afirma Amilcar, presidente da Apronet.
Todas as ideias debatidas no encontro serão encaminhadas ao Conselho Gestor do FUST, responsável por definir diretrizes e prioridades de investimento. Ficou definido também que o workshop passará a ser realizado anualmente, garantindo que o uso do fundo tenha cada vez mais participação ativa dos provedores de internet, por meio de suas associações.