Um ano de muitas conquistas para o setor em Santa Catarina
O ano de 2023 foi de muito trabalho e conquistas para a Apronet – Associação Catarinense dos Provedores de Internet. Em seu sétimo ano de atividades a Associação fechou o ano de 2023 com crescimento na base de associados de 25%, chegando a 155 empresas juntas em prol ao setor em Santa Catarina. Além da modalidade ISP associado, a Apronet alterou seu estatuto para que fornecedores possam fazer parte da Associação como Empresa Parceira.
No início de 2023, em fevereiro, a entidade realizou o 7º CAP – Congresso Apronet de Provedores, evento que bateu recorde de público, chegando a 2.458 pessoas. Para Glauco Sombrio, Presidente da Entidade, os números são reflexo de um trabalho que iniciou em 2017 e foi crescendo ao longo dos anos. “O CAP foi idealizado há seis anos para dar visibilidade a Associação, porém mais que isso, se tornou uma data de aperfeiçoamento, troca de ideias e de celebração de novos negócios.” Exalta o presidente.
Ainda no primeiro semestre, a Associação iniciou um roteiro de encontros pelo Estado para troca de ideias entre os associados. O Happy Hour Apronet rodou 6 cidades: São José, Criciúma, Chapecó, Lages, Caçador e Blumenau, reuniu 113 gestores de 61 empresas que discutiram temas variados que envolvem o setor como postes, tributação entre outros. Para Glauco, promover esses encontros aproximam mais as empresas fortalecendo o setor, possibilitando ainda que os empresários possam fazer negócios juntos.
No campo jurídico, a entidade teve duas ações judiciais com decisão proferida em prol aos provedores. Em maio a Justiça determinou a revisão do preço dos postes e que a concessionária de energia devolvesse os valores cobrado a mais dos ISP’s. Em outubro, outra decisão favorável, impede que o Estado cobre pelo uso da faixa de domínio nas rodovias administradas pelo Governo de Santa Catarina.
Buscando levar ainda mais conectividade a Apronet participou de reuniões promovidas pelo Governo do Estado para elaboração do Projeto de Lei Campo Conectado, PL que facilitará a chegada da Fibra Óptica nas áreas rurais de Santa Catarina, o Projeto deve ser finalizando e votado em 2024.
A aproximação com o Governo foi uma das principais metas do ano de 2023. Reuniões com Deputados e Secretários de Estado foram realizadas com intuito de mostrar a importância do segmento para os Catarinenses, e que os Provedores estão organizados e dispostos a colaborar no que for necessário para ampliar ainda mais a inclusão digital em Santa Catarina. “O diálogo sempre será o caminho a seguir e estamos tendo bastante êxito nessa aproximação com o Estado. Certamente temos muito a caminhar para encontrar soluções nos problemas que afligem o setor em comum acordo. Esse é o papel da associação e estamos nos estruturando para que 2024 tenhamos ainda mais conquistas em prol ao segmento. Conclui o Presidente.