Apronet debate ideias na Alesc para facilitar a internet rural
Santa Catarina foi um dos primeiros estados no país a implantar a tecnologia de fibra óptica em todos os municípios, feito esse graças aos provedores regionais que juntos conectam 67% dos catarinenses. Porém, é preciso avançar para que a tecnologia chegue a todas as pessoas no estado e a meta agora é chegar na zona rural.
Diante deste desafio, diretores da entidade foram até a Assembleia Legislativa de Santa Catarina debater ideias com o Deputado Marcos Vieira, presidente da comissão de finanças e Coordenador da Bancada do Oeste, para encontrar meios de facilitar este acesso. “Levar a fibra óptica para áreas rurais é um grande desafio da parte econômica, pois o espaçamento entre as propriedades é muito extenso, e o custo para manter a infraestrutura se torna alto, principalmente o aluguel dos postes.” Afirma Everson Mai, VP da Apronet.
Na reunião ficou acordado que a Apronet levará propostas ao Deputado de como esse acesso pode ser facilitado. “A conversa foi muito produtiva, o Deputado Marcos Vieira juntamente com a bancada do Oeste está realmente empenhado para que o acesso a internet de qualidade chegue ao campo.” Conclui Glauco Sombrio, Presidente da entidade.
Participaram da reunião o Presidente da Apronet Glauco Sombrio, juntamente com o VP Everson Mai, o associado da Apronet e Presidente da Câmara de Vereadores de Quilombo Angelo Campagnolo e o Executivo da entidade, Guilherme Schmitz. Uma nova reunião está marcada para o próximo dia 25.